Plugin do Delicious para Safari

O Safari 5 foi lançado este mês pela Apple (ontem, dia 07/06/2010) e dentre as novidades a que eu mais gostei foi poder desenvolver meus próprios plugins e extensões para o Safari, através do: Safari Developer Program.

Na verdade sempre foi possível fazer plugins para o Safari, é fato, mas não havia um suporte nativo decente, os plugins menos piores precisavam do SIMBL (que eu não gosto de usar) e por aí vai.

O que eu mais sentia falta no Safari era de um mísero botãozinho para salvar páginas no Delicious, não precisava nem mostrar os favoritos ou fazer qualquer outra coisa, eu só queria salvar. Da pra fazer isso facilmente com um atalho na barra de favoritos, o próprio delicious ensina, mas eu sou um cara chato de personalidade difícil (de verdade) e não gosto de deixar a barra de favoritos ativa, de modo a otimizar a área útil de visualização no navegador.

Outra alternativa era o DeliciousSafari, um plugin que faz tudo o que você precisa e o que você também não precisa ou nem imagina que fosse responsabilidade do plugin, algo como o pacote Office da M$. Eu já tentei usar o DeliciousSafari várias vezes, mas, por coincidência ou não, toda vez que eu começava a utiliza-lo o Safari ultrapassava a marca de 1.5Gb de consumo de memória RAM.

Hoje resolvi testar a possibilidade de criar plugins para o Safari5 e me surpreendi, foi muito fácil e indolor. Com menos de 30 minutos consegui deixar o plugin funcional. O mais difícil foi o Tagliati fazer o ícone pra mim (brincadeiras com o ‘designer’)

O plugin é super simples, é somente um botão na toolbar do Safari que salva a página ativa no Delicious, exatamente o que eu tanto queria :) Espero que possa ser útil pra mais alguém. Algumas poucas funcionalidades extras para este plugin já estão em desenvolvimento e outros plugins também, espero poder anuncia-las em breve.

Para quem tiver interesse em baixar, a distribuição está disponível aqui. E o código fonte aqui no meu github.

Antes de instalar o plugin é preciso ativar as extensões no Safari, siga esses passos:

– Menu: Safari > Preferences

– Guia: Avançado > Mostrar menu de desenvolvedor

– Menu: Desenvolvedor > Ativar Extensões


25 comentários sobre “Plugin do Delicious para Safari

  1. Pingback: Jeveaux
  2. Pingback: Almir Mendes
  3. Pingback: Makoto Hashimoto
  4. Pingback: Francisco Souza
    1. Oi Felipe,

      Obrigado pelo feedback =) Eu estou tentando fazer exatamente isso: abrir como uma pop-up com um tamanho já especificado e fechando ao final. O problema é que a API disponibilizada para controle de janelas é um pouco restrita, e como o plugin roda numa sandbox tem muita coisa que eu não consigo fazer via JS direto (como abrir pop-ups, por exemplo). Estou na luta aqui com a API, espero fazer isso em breve =)

      Abraço,

  5. Pingback: Gabriel Benz
  6. Pingback: Lucas Teixeira
    1. Olá Felipe,

      Para criar um certificado válido pra você é bem simples. Nesse post há um passo a passo. Está em japonês, mas é só o google translator pra inglês que fica de boa :) Acho que fazer um português seria uma hehehe

  7. Pingback: lucabastos
  8. I hope you can help me, First thank you for the extension, great job.
    I have a problem though. When I click on the icon to bookmark a page I see this in the url bar file:///C:/Program%20Files%20(x86)/Safari/Safari.resources/ and I get this error, Safari can’t open “” because the first character of its address is not valid.

    Any suggestions? Sorry I only speak English and Russian:)

    1. Hi Bob,

      Thanks for your feedback =) I’m pleased for this.

      I haven’t tested the plugin on Windows yet, is this your SO, right? I’m going to prepare a Windows VirtualMachine to test this and I will answer on the github issue when the problem is solved, ok?

      Thanks!

  9. Pingback: Ricardo Médici
  10. Hi! thank you very much for this great utility. it’s good to have a compact button on the instruments bar, instead of favorites bar such as with the bookmarklet. and yet, i would like to bring your attention on a fact, maybe my personal problem, so i have to ask you aid, beacuse with the bookmarklet it’s working the popup window, while not so with your delicious button… thanks for your time and work, all the best!

  11. Cara

    Valeu mesmo ja instalei o seu plugin e funcionou muito bem, eu sempre procurei isso, principalmente para deixar conteudo interessante salvos. Manda noticias.

  12. Pingback: barblo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *