Trabalhando com mais de um JDK no Ubuntu

Hoje em dia ter o Java5 e Java6 instalados na máquina de um desenvolvedor é praticamente uma obrigação. Java2 1.4 e Java7 também figuram bastante, ao menos aqui por estas bandas.

No meu macbook, que uso para trabalhar, eu controle tudo via a variável de ambiente $JAVA_HOME, é bem tranquilo. Quando quero compilar ou rodar alguma coisa com outro JDK/JVM é só mudar o $JAVA_HOME e pimba!

Quando eu usava Ubuntu sempre tive problemas para instalar mais de um JDK através do apt-get. A instalação era uma maravilha, como sempre no apt-get, mas por algum motivo o JDK e JVM padrões sempre ficavam com a versão mais alta. Eu tentava ‘corrigir’ usando a solução do $JAVA_HOME e incluindo o $JAVA_HOME/bin no $PATH, mas isso só funcionava enquanto eu estivesse no bash ou em aplicações que não fizessem referência direta ao /usr/bin/java.

Recentemente assumimos alguns servidores aqui na Giran e estamos migrando todos para Ubuntu Server. Não vou entrar no mérito dos porquês desta escolha para não criar uma guerra santa. Mas o que importa é que nestes servidores nós queríamos usar o apt-get para gerenciar todos os pacotes, afinal não temos paciência tempo para cuidar de tantos detalhes pequenos em tantos servidores.

Ao instalar um JDK, qualquer versão, através do apt-get, vários comandos estarão disponíveis no $PATH, dentre eles o java, javac, javap, jar, etc. Estes comandos estão sempre /usr/bin, mas são um link simbólico para os comandos em /etc/alternatives, que por sua vez são um link simbólico para o arquivo executável de verdade. Após instalar mais um JDK aí a coisa complica, qual deles será o padrão!? A cadeia de links simbólicos continua a mesma e mudar todos (mais de 15) manualmente não é muito indolor.

As instalações ficam sempre em /usr/lib/jvm/java-$versão, que é exatamente onde vão bater os links simbólicos de /etc/alternatives. No meu caso, por exemplo, tenho estas duas instalações: /usr/lib/jvm/java-6-sun e /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun. Se eu quiser alternar entre elas como padrão para todo o sistema, posso simplesmente usar o comando “update-alternatives” ao invés de sofrer reconfigurando um monte de link simbólico.

Então vamos lá:

spock@vulcan:~$ sudo update-alternatives --config java
There are 2 alternatives which provide `java'.
Selection    Alternative
-----------------------------------------------
+        1    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java
*        2    /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun/jre/bin/java

Press enter to keep the default[*], or type selection number: 2
Using '/usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun/jre/bin/java' to provide 'java'.

E pronto, simples assim. O item com o sinal de + (mais) é a opção default e o item com o sinal de * (asterisco) é a opção atual.

6 respostas para “Trabalhando com mais de um JDK no Ubuntu”

  1. Pingback: Rodrigo Wolschick
  2. olá o tutorial me ajudou muito, mas tenho uma duvida que não consegui resolver, preciso ter na maquina o JDK 7 32 e JDK7 64 não estou conseguindo instalar o 32, pode me dar uma dica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.