Resumo do I Encontro Agile-ES

Hoje foi realizado o primeiro encontro do grupo Agile-ES, recentemente criado em Vitória, capital do Espírito Santo. O encontro foi realizado graças ao apoio da UVV, que tem sido uma grande parceria nas atividades de diversos grupos locais.

Quando reservamos o anfiteatro da instituição, inicialmente tivemos um pouco de medo, afinal são quase 200 lugares disponíveis. Mas com apenas uma semana divulgação (sim, foi muito em cima da hora) e sem utilizar nenhum canal a não ser os meios online, chegamos a incrível marca de 153 inscritos, praticamente a capacidade máxima do anfiteatro.

Ficamos um pouco preocupados no início, afinal este é um grupo que sobrevive através de trabalho voluntário e por se tratar de um primeiro encontro não conseguimos tanto apoio como gostaríamos, até mesmo pelo pouco tempo disponível, ou seja, não teríamos meios de oferecer um coffee-break adequado, material de inscrição, etc. Mas temos o que é o mais necessário: vontade, disposição e coragem para colocar a cara a tapas. Então seguimos firmes.

Hoje começamos o dia bem cedo e por mais incrível que pareça, muita gente chegou cedo e alguns minutos antes do horário previsto para iniciar as atividades o anfiteatro já estava quase lotado, tivemos 85 participantes presentes, uma ótima marca para a inauguração do grupo. O evento contou com uma apresentação minha sobre desenvolvimento ágil com Scrum e uma apresentação do Alisson Vale sobre Lean e Kanban.

A minha apresentação já está disponível no slideshare e agora aqui no blog também. Em breve o Alisson disponibilizará a apresentação dele também.


Para os membros do Agile-ES, em nome do grupo eu gostaria de dizer um MUITO OBRIGADO a todos, por terem participado, por terem acreditado no grupo, enfim, valeu mesmo! Em breve será enviado um questionário de avaliação para os membros que compareceram ao evento.

E nós já estamos preparando outras atividades, temos uma grande surpresa caminhando para ser realizada onde traremos muito mais sobre agile para o nosso estado.


13 comentários sobre “Resumo do I Encontro Agile-ES

  1. Pingback: Jeveaux
  2. Foi bem interessante. Minha primeira vez. Volto a comparecer nas próximas.

    Se os 85 participantes foram contados pela lista (de papel) pode adicionar mais umas cabeças, eu , por exemplo, nem sabia que ela existia. Só fiquei sabendo no intervalo.

    Seria possível disponibilizar os slides antes das palestras?

  3. Valeu pela força e apoio de todos vocês, estamos muito contentes pelo excelente começo.

    @Carlan,

    Pois é, contamos pelas assinaturas na lista. Já vou adicionar o seu nome na lista de presentes para que possa receber o certificado.

    Os slides que você se refere são os que foram usados para fazer a apresentação do grupo?

  4. @jeveaux,

    Sim, justamente. Queria ter tido a chance de visualizar na minha máquina. Deixei de ler alguma coisa por que não consegui enxergar. Sei lá, acredito ser uma coisa comum hoje em dia. Derrepente é até uma idéia para as próximas.

    Pensando bem, pode até ser que acabe com o suspense, principalmente em relação as piadas nos slides, mas por outro lado isso é material de apoio, certo? O que importa mesmo é o que o palestrante compartilha com o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *