Não peça feedback, obtenha-o

Todo grande líder sabe que o feedback sincero daqueles que estão à sua volta é uma das principais ferramentas para melhoria e evolução de seu trabalho e de seu papel como líder. Receber e saber processar as críticas é fundamental para aprender e melhorar como líder, quando o feedback é um elogio é ainda melhor, nada mais gostoso do que ter a certeza que você está no caminho certo.

Mas há um grande dilema: Como consigo o feedback sincero dos membros do meu time?

A resposta parece simples, afinal, não bastaria apenas perguntar? Bom, é quase por aí, mas deve-se tomar muito cuidado com o tipo de pergunta a se fazer.

A primeira regra que deve-se ter consciência é que nunca será possível conseguir feedback sincero com perguntas idiotas. Uma pergunta idiota geralmente é uma pergunta da qual você não quer ouvir a resposta, ou uma pergunta que você espera ouvir aquilo que você quer ou, até mesmo, uma pergunta cuja resposta é óbvia.

Pergunta idiota: No meio de um jogo de futebol, pergunta-se para a árbitro: Você está ocupado?

Qualquer ser vivo pensante saberá a resposta do árbitro. Se a pergunta é idiota a resposta é tola.

Isso não significa que a pessoa não queira te dar feedback, mas que há outras maneiras mais eficazes de se conseguir feedback. Não faça uma solicitação em forma de ordem pergunta direta.

Lembre-se sempre destas palavras pois elas serão a chave para o seu sucesso como líder de qualquer time em qualquer área ou empresa, especialmente para se obter feedback sincero e colaboração das pessoas. Estas são as palavras mais poderosas que existem para obter cooperação: “Eu preciso de”. Essas simples palavras são capazes de mágicas e feitos surpreendentes.

Pedir feedback não significa que você irá consegui-lo, especialmente se o pedido começar com “eu quero”. Quando você diz a alguém de seu time que você “quer” algo, a primeira coisa que essa pessoa pensa é: “ah, claro, todos queremos algo que não podemos ter”. Mas se você começa com “Eu preciso de”, significa que você pensou sobre o que é necessário para alcançar o que você está pedindo e, para tal, precisa da ajuda desta pessoa. É incrível como as pessoas adoram sentir-se necessárias, saber que podem ajudar com algo, isso faz toda a diferença entre escutar uma resposta tola e conseguir um feedback sincero.

Aprendendo a obter feedback: Preciso de feedback específico sobre meu plano para que a próxima iteração dê certo.

Simples e indolor, certamente você terá muito a ouvir e aprender.

Um líder é qualquer pessoa que possa lhe dar apoio e orientação necessárias para alcançar seu objetivo. Às vezes o seu maior desafio como líder é saber onde e quando cada pessoa do seu time executará este papel, e cabe a você conseguir obter o feedback necessário destas pessoas.

16 respostas para “Não peça feedback, obtenha-o”

  1. Pingback: Jeveaux
  2. Pingback: Rafael Ponte
  3. Pingback: Rafael Ponte
  4. Pingback: Natanael Pantoja
  5. Pingback: Marcos Sousa
  6. Pingback: Loiane Groner
  7. Pingback: topsy_top20k_pt
  8. Pingback: cmilfont
  9. Pingback: Léo Hackin
  10. Pingback: Francisco Souza
  11. Pingback: Alberto Leal
  12. Gostei, a sacada do “preciso” é muito boa.
    Mas um feedback, a parte do “A resposta parece simples, afinal, basta perguntar.” e “Não peça. Não faça uma solicitação em forma de pergunta direta .”, você primeiro mandou perguntar depois disse não faça pergunta direta, ficou confuso a primeira vez que li, embora depois acho que entendi o que quiz dizer (ou não), mesmo assim eu faria um acerto para ficar mais claro,

  13. Pingback: Alessandro Dourado
  14. Pingback: Rodrigo Maia
  15. Olá Luiz,

    Muito obrigado pelo comentário, realmente não ficou muito claro esse trecho (até meio confuso).

    A intenção ali seria mostrar que não devemos fazer uma pergunta como: “Quero saber o que você acha da minha forma de gestão”. Esse tipo de pergunta “direta” dificilmente trará um feedback bom e sincero.

    Estou fazendo uma pequena alteração no texto pra melhorar essa parte. Valeu pela dica ;-) e desculpe pela demora para responder, sabe como são essas festas de fim de ano né.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.