Lançamento: Giran Soluções e Ensino

Pessoal, é com uma enorme satisfação que escrevo este post e comunico a vocês o lançamento oficial da minha empresa junto com meu grande amigo-irmão-parceiro e agora sócio, Léo Hackin, e claro, com a participação incondicional e incansável da minha adorada esposa que, literalmente, tirou a coisa da informalidade e ‘nos deu asas’.

A empresa já está registrada há algum tempinho e, também, em atividade. Porém, hoje está sendo o seu lançamento oficial, basicamente com a marca e o site temporário pois a sede ainda está em fase final da reforma da sala e o site em ajustes finais para ir ao ar, muito em breve escreverei sobre a sede e como ela ficou.

Há algum tempo, muita gente não entendeu o meu pedido de saída da globo.com, mesmo tendo eu, acabado de entrar. O principal motivo que me trouxe de volta a Vitória foi exclusivamente pessoal e particular, não cabem comentários aqui no blog. Com o retorno, aproveitei o tempo ocioso e dei início ao trabalho que era também um sonho antigo, assim como entrar na globo.com, e agora o sonho saiu do papel e, literalmente, caiu no mundo real.

Giran Soluções e Ensino

giran_mini1Giran é o nome da nossa empresa. Durante quase 2 meses nós procuramos um nome, inventamos códigos e nomes estranhos, nomes ao contrário, nomes em japonês, em chinês, enfim, tentamos de um todo, mas nenhum deles tinha o domínio livre. Apesar de se tratar do nosso lado profissional e de ser agora a nossa cara, nossa marca e identidade ‘na rua’, o nome é algo muito especial, e não poderia deixar de ser algo nerd, afinal somos nerds. Darei uma pista e quem descobrir a origem do nome ganhará o direito de disputar uma partida de xbox na nossa nova sede; a dica: é um nome retirado de um rpg, mais especificamente de um mmorpg!

Conheça: Giran Soluções e Ensino

Na Giran o nosso foco de trabalho serão contratos de consultoria e coaching em projetos java e rails, gerenciamento de projetos com Scrum e, também, ensino e treinamento especializados em java, php e rails. Quando o site estiver no ar muitas outras informações e detalhes sobre nossa área de atuação serão disponibilizadas.

A criação e lançamento da Giran ocorreu, antes de tudo, após uma longa conversa sobre valores, princípios, visão e expectativas para a empresa e sobre como faríamos para criar e manter uma empresa jovem e descontraída e ao mesmo tempo profissional e comprometida. Nós não poderíamos simplesmente abrir uma outra ‘old big company’ baseada em velhas e obsoletas idéias e trabalhar de forma caótica e improdutiva, na nossa empresa usaremos o que há de ponta para o desenvolvimento e gestão dos nossos projetos e treinamentos, estudaremos cada caso com o máximo de detalhes, cada cliente, cada projeto afim de aplicar o que for melhor para cada situação, exatamente igual fazemos em nosso dia-a-dia e em nossa evolução pessoal+profissional.

Na Giran todo o nosso trabalho será pautado e muito fortemente baseado nos valores e princípios de Extreme Programming, especialmente em alguns que temos uma certa predileção:

  • Respeito – Pois este é a base para todos os outros valores e princípios, é o motivo pelo qual nascemos e pelo qual prosperaremos.
  • Coragem – Não seremos reativos à mudanças, não cortaremos a nossa criatividade e de nossos funcionários. Lidaremos com o risco de forma aberta, transparente e responsável; e erraremos o quanto for preciso para chegar o mais próximo possível da perfeição e continuar sempre no caminho da evolução e da melhoria contínua.
  • Simplicidade – Seremos pragmáticos, sempre! Não queremos fazer mais do que a concorrência, não queremos fazer o desnecessário, não queremos ser ‘grande e flácido’, nós queremos resolver o seu problema.
  • Comunicação – Somos emocionais, queremos olhar nos seus olhos, conversar e sentir as suas emoções, tom de voz, expressões faciais, gestos e postura, não vamos trocar uma visita por um e-mail ou telefonema.
  • Qualidade – Não pode haver desperdício. Não pode haver software ruim ou de má qualidade. Prezamos fortemente pelo código que escrevemos e sabemos que ele é o nosso produto, não se trata de nível de qualidade, o objetivo é a altíssima qualidade, e é isso que importa.

Outro ponto de grande realização para nós com a abertura da Giran é poder participar e atuar de uma forma ainda mais forte e ativa no desenvolvimento de projetos open source e nos grupos e comunidades da nossa região. Poder agora, como empresa, dedicar tempo remunerado a estes projetos, incentivar e bancar a participação dos nossos funcionários, poder viabilizar eventos e outras atividades e muito mais. Hoje nós já participamos fortemente como membros e coordenadores no ESJUG, Agile-ES, PHP-ES, Linux-ES e EESL e estamos iniciando a participação no Vitória Perl Mongers.

E é isso, agora é correr atrás e tentar aplicar tudo que eu disse para meus antigos chefes/gerentes e ver, na prática, se será bom ou ruim, fácil ou difícil, lucrativo ou não e por aí vai. Agora o sonho acabou, virou realidade!

18 respostas para “Lançamento: Giran Soluções e Ensino”

  1. Parabéns Jevô e Hackin!

    Torço por vocês e também para que a empresa dê muito certo. Com certeza tendo vocês dois na administração sairá uma empresa jovem com serviços de alta qualidade.

    Grande abraço e muito sucesso!

  2. Sucesso Jevô!

    Não desista de seus objetivos, eu participei do nascimento de uma empresa de atividade semelhante e sei o quanto é difícil! Foco no negócio e bola para frente.

    Abraços,

    Marcos Sousa

  3. Descobri de onde vem o nome Giran: Lineage, mais especificamente de uma cidade onde tem uma torre de quatro níveis, lá tem o Premo, o Krator, Ricenseo, DarkLord entre outros…

    Parabéns pela nova empreitada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.