Aniversário do CEJUG, Lucene, Caranguejo e muita castanha

Este final de semana eu estive em Fortaleza, Ceará, participando do Café com Tapioca especial do 7º aniversário do CEJUG. Resumir um evento nunca foi tão simples: Excelência, organização e hospitalidade. Foi assim que o CEJUG fez mais um grande evento. E eu mais uma vez tive a felicidade de participar e contribuir com um pouco de conhecimento e experiência para os amigos cearenses.

DSC08069

O evento estava bem cheio, muita gente acordou sábado cedinho para não perder às apresentações do Bruno Pereira, sobre como se tornar um desenvolvedor web melhor e mais produtivo, do Régis Melo para aprender como desenvolver e entregar aplicativos para o mundo inteiro, e do Victor Oliveira para desmistificar algumas lendas sobre times ágeis de desenvolvimento.

DSC08164

De tarde tivemos a retaliação apresentação do Rafael Ponte e Tarso Bessa sobre os 10 maus hábitos dos desenvolvedores JSF, uma excelente explanação do Rodrigo Yoshima sobre a falta de conhecimento das pessoas que gostam de se dizer ágeis e uma verdadeira aula de TDD com o Paulo Silveira.

E a minha apresentação também foi na parte da tarde. Nesta apresentação falei sobre o Lucene e sobre o Solr e Hibernate Search, duas ferramentas baseadas no Lucene, porém com propósitos bastante distintos.


Além dos slides acima também foram apresentados três exemplos: com Lucene, com Solr e com Hibernate Search. Os exemplos são bem simples e a intenção é apenas mostrar o funcionamento básico das ferramentas. Todos os códigos estão disponíveis no meu github: aprendendo-lucene, aprendendo-solr e aprendendo-hibernatesearch.

E claro, como eu já estava em Fortaleza não poderia perder a oportunidade para passear e conhecer um pouco mais da cultura e pontos turísticos desta maravilhosa cidade.

castanha-de-caju IMG_0744

Aproveitei bastante a praia do Futuro, caranguejos, peixe frito, muita cerveja gelada e até uma festa chamada Forró no Sítio, onde o pé de valsa Paulo Silveira mandou muito bem. Esta viagem foi 10, espero voltar em breve e por muitas e muitas vezes.


8 comentários sobre “Aniversário do CEJUG, Lucene, Caranguejo e muita castanha

  1. Pingback: Jeveaux
  2. Pingback: Jeveaux

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *