Mais (ainda) do mesmo

Já fazem alguns dias que foi lançada a versão do 6.1 do NetBeans, mas como andei sem tempo demorei um pouquinho pra atualizar meu (novo) ambiente de trabalho, como já comentei aqui e aqui, estou utilizando o NetBeans num dos projetos que participo.

Como ia baixar a nova versão, acabei optando pela versão full já interessado no suporte ao Ruby, coisa que ainda não testei no NetBeans pois o Aptana sempre foi legal pra mim, afinal é um Eclipse, certo? ;-) Ainda não tive tempo para testar o NetBeans com Ruby, mas farei isso ainda essa semana.

Logo de cara ao abrir os projetos no novo NetBeans o project.properties foi alterado e todos os endereços que antes eu havia mudado para caminhos relativos voltaram a ser caminhos absolutos, precisei acertar isso novamente. Todos os arquivos do projeto localizados no diretório nbproject foram alterados, não sei exatamente o motivo e nem se isso vai atrapalhar quando alguém com outra versão do NetBeans for utilizar o projeto, sinceramente fiquei um pouco preocupado.

Um novo problema que não acontecia passou a acontecer. Uma referência a um projeto com EJBs, apesar de não estar com a opção ‘Package‘ do NetBeans marcada, ou seja, o projeto referenciado não deveria ser empacotado junto com o WAR da Web Application. Mas isso não estava funcionando mais, precisei editar mais um arquivo manualmente, o build-impl.xml e retirar a tag copy-ear-war da referência problemática.

Fora os problemas, eu gostei que agora ao fazer o diff entre dois arquivos as diferenças já são abertas automaticamente, antes eu precisa mandar abrir o diff e depois clicar numa das tags exibidas. E a IDE em si também ficou mais rápida para aparecer, isso mesmo, só pra aparecer, pois pra abrir continua demorando o mesmo tempo de antes, só foi feita uma jogada pra nos tapiar. Os projetos e módulos que antes eram carregados ao iniciar a IDE agora são carregados depois que ela abre, ou seja, continua demorando do mesmo, só mudaram a demora de lugar.

No geral essa experiência está sendo muito legal, já estou bem menos reativo ao NetBeans.

Uma resposta para “Mais (ainda) do mesmo”

  1. Também tive alguns problemas com Netbeans 6.1. Quando instalei, simplesmente não aceitou muitas das configurações pré-definidas no 6.01, e a IDE começou a apresentar alguns bugs estranhos. Fui obrigado a apagar as configurações da versão anterior na pasta usuário para que funcionasse ‘corretamente’, e definir tudo novamente. Hoje ainda apresenta alguns bugs estranhos, como não reconhecer pacotes no mesmo projeto ou desabilitar o botão voltar sozinho! Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.