Eclipse 3.4 Ganymede

Esta semana foi anunciado o lançamento de um novo release do Eclipse, a versão 3.4, chamada agora de Ganymede.Vide Ganymede Moon, Ganymede Myth (um herói) e agora também Eclipse Ganymede, uma escolha legal para o Eclipse (pelo fato do herói :D).

Esta release anual do projeto Eclipse é chamada, por eles, de Annual Release Train. Isso devido ao fato de ser um lançamento coordenado de 23 (vinte e três) projetos que, juntos, compõem o Eclipse e mais de 18 milhões de linhas de código. Um bom exemplo de organização e disciplina.

Eu ainda não consegui migrar todos os meus projetos para o Eclipse, na verdade não abri a minha workspace principal com o Eclipse Ganymede ainda. Não, não é medo de dar algum problema, é que ainda não pude fechar o meu Eclipse Europa pra fazer isso, mas não passará deste final de semana. Em tempo, algumas coisas já consegui mudar para o Ganymede e já pude desfrutar de algumas novidades.

Dentre as coisas realmente novas as que eu mais gostei, e que com certeza serão as que mais impactarão no meu dia-a-dia do desenvolvimento são:

  1. Aplicar formatação apenas nas linhas alteradas: Seguindo no menu Window> Preferences e depois em Java > Editor > Save Actions e habilitar a opção Format edited lines e pronto, dá próxima vez que você alterar alguma classe e usar a auto-formatação apenas as linhas que você alterou serão formatadas.
  2. Drag & Drop no Outline View: Agora para cuidar da organização do código tudo pode ser feito através da View Outline apenas arrastando e soltando. Isso eu gostei muito.

Além destas muitas outras novidades acompanham esta release. A lista completa pode ser vista na página oficial da release e também no Eclipse Zone, que publicou uma notícia com muitas outras descobertas além destas que citei, vale a pena a leitura.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *