Configurando Sony Ericsson MD300 no Ubuntu

Algum tempo antes de me mudar pro Rio eu fiz um plano de internet 3G da Claro e acabei comprando o modem da Sony Ericsson modelo MD300, na loja mesmo testei no notebook deles e tudo funcionou como eu esperava, velocidade nota 10 e conexão estável, até hoje não tive problemas, a não ser é claro a compatibilidade do modem com o Ubuntu.

Sempre vi muita gente usando 3G no Mac e em Linux com o modem da Huawei – aquele branquinho clássico – e logo pensei: “Vou comprar um desses”. Mas não tinha este modelo disponível no dia em que comprei. Então os problemas começaram, o MD300, ao ser plugado no usb com o Ubuntu é montado como pen drive e não como modem, afinal de contas ele também é um pen drive. Mas este não é um si o problema, se vai montar como pen drive tanto faz, isso não tem problema, desde que também seja montado como dispositivo de modem, mas isso não acontece.

Pesquisei de todas as formas possíveis por algumas semanas e não encontrei nada que realmente fosse funcional. Tentei ndiswrapper, tentei iniciar uma VM com windows pra conectar o modem e fazer um proxy pro linux, tentei configurar o wvdial, tentei promessa, simpatia e raza braba mas nada fazia o bendito modem funcionar.

Até que achei há alguns dias no blog do Petry uma solução que ele usou e funcionou. Fiz a mesma coisa e não funcionou de cara pra mim, tive que fazer algumas coisas diferentes, então por isso vou descrever os passos da solução do Petry com o que eu tive que fazer a mais.

O primeiro e mais importante passo é dizer ao udev como montar o dispositivo corretamente, para isso crie uma regra conforme abaixo. Lembre-se que o nome do arquivo criado deve ser exatamente igual ao exemplo, inclusive o seu conteúdo, nada diferente.

jeveaux@keltir ~ $ sudo vi /etc/udev/rules.d/50-md300modem.rules

Copie o conteúdo abaixo neste arquivo (tome cuidado com as aspas simples e duplas ao copiar e colar, sugiro conferir pra ver se elas foram transportadas corretamente depois de colar, comigo geralmente elas ficam como ´ ao invés de ‘)

ACTION!="add", GOTO="3G_End"
BUS=="usb", SYSFS{idProduct}=="d0cf", SYSFS{idVendor}=="0fce", PROGRAM="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/device/bConfigurationValue'"
LABEL="3G_End"

Feito isso vamos reiniciar o udev

jeveaux@keltir ~ $ sudo /etc/init.d/udev restart

E na seqüência vamos instalar o gnome-ppp e wvdial

jeveaux@keltir ~ $ sudo apt-get -y install gnome-ppp wvdial

E agora vamos editar o .wvdial.conf do home do usuário (mais uma vez cuidado com as aspas, mesmo problema da regra do udev que citei acima)

jeveaux@keltir ~ $ vi .wvdial.conf

E então vamos colar este conteúdo no arquivo:

[Dialer Defaults]
Modem = /dev/ttyACM0
ISDN = off
Modem Type = USB Modem
Baud = 460800
Init = ATZ
Init2 = AT+CFUN=1
Init3 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init4 = AT+CGDCONT=1,"IP","bandalarga.claro.com.br"
Init5 =
Init6 =
Init7 =
Init8 =
Init9 =
Phone = *99***1#
Phone1 =
Phone2 =
Phone3 =
Phone4 =
Dial Prefix =
Dial Attempts = 1
Dial Command = ATM1L3DT
Ask Password = off
Password = claro
Username = claro
Auto Reconnect = off
Abort on Busy = off
Carrier Check = on
Check Def Route = on
Abort on No Dialtone = on
Stupid Mode = off
Idle Seconds = 0
Auto DNS = on
;Minimize = off
;Dock = off
;Do NOT edit this file by hand!

Agora basta plugar o modem, iniciar o gnome-ppp e conectar-se. Você pode fazer isso diretamente pelo console com o comando gnome-ppp ou através do menu Applications > Internet > gnome ppp.

Basicamente até aqui é o mesmo passo a passo descrito no blog do Petry, porém comigo, ao terminar estes passos a conexão simplesmente não era mantida. Mandava conectar, discava, conectava e caía. Para resolver este problema fiz os próximos passos. Não sou exatamente um expert em linux, então não sei explicar exatamente o porquê destes passos, mas foram eles que fizeram o meu gnome-ppp funcionar corretamente.

Aparentemente alguma coisa sobrenatural estava fazendo meu gnome-ppp carregar o arquivo /etc/wvdial.conf ao invés do ~/.wvdial.conf, então precisei colar o conteúdo do ~/.wvdial.conf no /etc/wvdial.conf também.

Depois disso me conectei diretamente com o wvdial.

jeveaux@keltir ~ $ wvdial

Aí sim a conexão foi realizada com sucesso e não caiu. Depois disso fechei o wvdial e voltei a usar o gnome-ppp, que não caiu nenhuma vez depois disso.

Agora é esperar o Ubuntu 8.10, pois segundo as informações no site o network-manager virá com suporte integrado a conexão 3G (GSM e CDMA). Tomara que não precise mais dessa lenga lenga.

22 respostas para “Configurando Sony Ericsson MD300 no Ubuntu”

  1. Como você executa isso?
    “sudo apt-get -y install gnome-ppp wvdial”. Perceba que vc ainda está instalando a internet, portanto vc ainda não a tem, então o apt vai falhar. certo?

  2. Por que é necessário o gnome-ppp se no fim vc só usa o wvdial? É que sem ter internet inicialmente eu nao posso instalar o gnome-ppp mas o wvdial já vem por padrão.

  3. Opa cara, então, o gnome-ppp serve se você quiser se conectar e manter o indicador de status na barra, só isso. Tanto no wvdial como no gnome-ppp funiona, a diferença é que um você usa no console e outro não =)

  4. Cara,

    Uma dúvida:
    Fiz os procedimentos que você falou, consigo conectar normalmente e quando dou o stop a conexão termina sem problemas, mas tenho uma dúvida besta:

    – A luzinha do modem ainda continua acessa/ligada, mesmo depois de fechar o gnome-ppp, isto é normal ?

    Tipo, eu testei o client do Windows que vem com ele e no Windows quando tu fechas o software de conexão ele apaga as luzes do modem, então eu pensei se não teria mais algum procedimento para por exemplo “desmontar” a porta usb0 (que ele monta ao conectar o modem), tentei inclusive dar um ifconfig usb0 down mas o danado continua piscando. Alguma dica ?

  5. Buenas,

    Se não tive o perigo de “detonar” a porta USB, beleza !.
    Se eu descobrir alguma coisa eu post aqui !.

    Cara, parabéns demais pelo artigo foi uns dos melhores dos últimos tempos que eu achei na web.

    Parabéns !.
    Abraços,
    Leandro.

  6. jeveaux,

    muito obrigado pelas dicas, gostaria de saber se é possivel conseuir a conexão desse modemcom o ubuntu server, é que estou ajudando um amigo a montar uma pequena rede caseira e estaamos querendo compartilhar a conexão, como a unica makina que ele tem é um bastante modesta, 128MB de ram, entao gostariamos de usaro ubuntu server em modo texto>

    obrigado e até mais

    1. Fala Luis,

      Cara, nunca tentei, mas creio que não tenha nenhum problema não. A única coisa é que você não vai conseguir usar o gnome-ppp pra discar, mas você pode usar o wvdial, que é direto no shell.

      Abraço

  7. Pingback: trentas
  8. Eu tenho tentado vários tutoriais, vou ver se o seu funciona, mas já adianto que até agora não tenho conseguido passar daquele passo de fazer o sistema reconhecer o md300 como modem e n ão como pendrive..
    (tomei muito cuidado ao seguir cada passo, ainda assim nada…)

    Ele não reconhece o ttyACM0 …

    Postarei depois o resultado do seu tutorial…

  9. Eu tentei de varias maneiras corrigir um problema que persiste, meu modem só conecta se logar a máquinha como root.
    Aparece a seguinte menssagem:

    ~[7f]}#@!}!}”} }9}#}%B#}%}(}”}’}”}”}&} } } } }%}&f[7f]u[03]}!X~
    –> PPP negotiation detected.
    –> Unable to run /usr/sbin/pppd.
    –> Check permissions, or specify a “PPPD Path” option in wvdial.conf.

    Grato!

    1. Daniel, isso aconteceu comigo no Ubuntu 8.10. Não sei exatamente o motivo, mas no 8.04 não acontecia. Eu consegui duas soluções, a primeira é rodar o gnome-ppp como root e a segunda foi ir liberando permissão para o meu usuário em todos os arquivos que iam dando erro, foi chato, mas funcionou.

  10. Obrigado amigo!
    Fiz o que você disse em todos os arquivos que deram problema, mesmo assim não conecta, aparece que o PPPD daemon died, por algum motivo.
    Vou instalar o Ubuntu 8.4 e ver se resolve.
    Um abraço e valeu a dica!

  11. Cara,

    não sei nada de programas de computador e o que você escreveu, para mim é grego. Tenho o mesmo problema seu e gostaria de resolver. Parece que você é bem detalhista e todos estão satisfeitos. Mas, seria muito pedir para descrever passo a passo, para leigos, como se deve fazer para instalar o MD300 num Mac?

  12. Pingback: Pedro Henrique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.