ASS Certified

Recordar é viver. Já faz um tempinho que eu conhecia a certificação Agile Software Specialist (ASS), mas ainda não havia comentado nada aqui no blog.

Para quem não conhece ou ainda não tem a sua certificação de agilista, CORRA e tire logo a sua também. Vocês vão ver como o mercado se tornará receptivo e aberto, novas oportunidades surgirão o tempo todo, e o salário, aham, o salário você nem vai acreditar:

Certification for Software Professionals. Join the Agile revolution!
http://www.agilecertificationnow.com/
Become a Certified Agile Software Specialist! The Fastest Certification On The Web

Brincadeiras de lado, essa “certificação” é apenas uma paródia, uma brincadeira. É óbvio que isso não vai mudar nada na carreira e nem muito menos vida de ninguém. Mas ainda assim, apesar da brincadeira da certificação, o site passa uma mensagem importante que devemos nos atentar.

Alguns trechos do texto do site expressam exatamente o que muita gente quer, parece brincadeira ao ler, mas já vi muita gente que acreditaria de fato nesta certificação pois é exatamente o que sempre buscaram, talvez eu até me incluiria neste meio se as certificações resolvessem algo de fato. Mas vejamos, por exemplo:

There are no tests, classes, books or interviews!

Receive the benefits and admiration that comes with certification!

Bem ao estilo de comercial milagroso de televisão, aqueles do tipo resolva todos os seus problemas em 1 minuto. Até que seria bom se funcionasse, mas as coisas não são necessariamente assim. E mesmo que hajam muitos livros, testes, provas e entrevistas, isso tudo também não vai garantir nada e nem muito menos servir como argumento ou base para muita coisa, e não vai mesmo.

O que eu mais ouço por aí é que: – A certificação não vai mudar nada mesmo, mas pelo menos vou ter respaldo no que eu falar, pois a certificação me dá esse crédito. Será assim mesmo? Eu já participei de tudo que é tipo de projeto com todo tipo de gente que se pode imaginar e sinceramente, dos poucos que eram certificados, muitos não faziam valer este tal “respaldo” da certificação, muito pelo contrário, as discussões, provas de conceitos e o dia-a-dia do desenvolvimento eram sempre os mais engraçados complicados, devido justamente ao fato de serem ignorantes o suficiente para achar que tinham tal crédito (respaldo) para falar e fazer o que bem entendessem, para tomar decisões teóricas.

E o pior de tudo é que quase todas as situações anteriores aconteceram com pessoas com certificações técnicas, o que é pior ainda, pois nestas certificações uma boa base de leitura, estudos e testes deveriam, ao mínimo, colaborar bastante com o conhecimento técnico destes profissionais.

Não desmereço quem tem ou corre atrás de certificações diversas, muito pelo contrário, sejam elas técnicas ou não eu valorizo e respeito muito a dedicação e o esforço que cada um teve pra conseguir seus certificados. Valorizo sim, os esforços, os certificados geralmente não. Mas por que não? É simples: Certificações não funcionam! Em alguns casos certificações técnicas ajudam muito, sim, mas ainda não servem como regra ou pré-requisito para definir o conhecimento de ninguém, quem dirá sua capacidade como um líder, coach, etc.

Não funcionam por um fato bem simples: ninguém vai se tornar um profissional melhor simplesmente porque leu um livro ou assistiu algumas aulas ou fez uma ou duas dúzias de simulados e testes e no final recebeu um certificado. Isso tudo é um sonho, as coisas não funcionam assim no mundo real e nem tendem a funcionar assim um dia. E o maior problema disso tudo é a falta de capacidade da muitos gerentes/diretores para enxergar isso, hoje em dia as companhias estão buscando cada vez mais profissionais certificados sem dar a mínima para o real conhecimento e experiência deste profissional.

Por essas e outras que não é muito difícil encontrar profissionais (que dizem ser) líderes, gerentes, arquitetos, consultores e qualquer outro cargo bonito que você quiser e que, vivem tomando decisões erradas, não assumindo erros, orientando sem saber equipes que também nada entendem o que lhe fora orientado, e por aí vai.

Onde quero chegar com este post? Talvez nem eu saiba, ele está sendo só um desabafo (antigo) e um apelo para que todos que lerem o post também leiam isso, isso e isso.

Só um apêndice ao post :D

O mais legal é o erro que aparece por alguns segundos antes do “resultado” da certificação. Claro que não é um erro de verdade, faz parte da brincadeira.

Exception: com.agilecertificationnow.certify.CertificationException
    at CertifiedAssesRepository.add() (compiled source)
    at MakeMoneyThroughCertificationController.handleRequest() (compiled source)
    ...

2 comentários sobre “ASS Certified

  1. “Não funcionam por um fato bem simples: ninguém vai se tornar um profissional melhor simplesmente porque leu um livro ou assistiu algumas aulas ou fez uma ou duas dúzias de simulados e testes e no final recebeu um certificado.” – Concordo com o contexto discordo de uma frase. Dizer que uma pessoa não vai se tornar um profissional melhor pq leu um livro é errado. Não vejo outra maneira de se tornar um profissional melhor a não ser lendo livros. Agora DECORAR um livro(assim como costumamos fazer para passar no vestibular) realmente não faz de ninguem um profissional melhor.

  2. Oi Leonardo, depois que eu publiquei o post e o li novamente eu também percebi que essa frase havia ficado meio ‘descontextualizada’… O alvo do post são as certificações agile, as certificações que dizem formar e preparar líderes, e este tipo de certificação realmente não terá valor apenas lendo um livro ou assistindo uma aula, é preciso ter experiência real para se tornar um bom líder.

    Já as demais certificações, principalmente as técnicas, estas sim vão requerer muita leitura (não decoreba) e estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *