SCRUM

SCRUM!? Se você pensou “- Que sigla é essa?” não se preocupe, é normal. Mas se você se lembrou de um acidente feio num jogo de Rugby e que durante a organização para reiniciar o jogo o narrador falou algo parecido com SCRUM (rugby), passou perto, isso é SCRUM mesmo, mas não é desse SCRUM que vou falar hoje.

O SCRUM que estou me referindo é um método simples e rápido para gerir o ciclo de desenvolvimento de software, e sim, teve seu nome baseado no SCRUM do Rugby.

Agilidade, quem não tem lido esta palavra ao menos uma vez por dia? Pois é, esta é a bola da vez, linguagens e ferramentas que facilitam e aceleram o desenvolvimento tem aparecido aos montes, evoluções em várias outras linguagens de programação para acompanhar esta tendência também não param de surgir e isso é bom? Sim, eu diria que é excelente, mas não basta o desenvolvedor ser ágil, será que a equipe como um todo está preparada pra isso, o analista, consultor de negócios e o seu gerente, são ou adotam práticas de gestão tão ágeis quanto você? Talvez essa pergunta renda outros posts por aqui.

O Scrum tem como objetivo principal, definir um processo para projeto e desenvolvimento de software, que seja focado nas pessoas e que seja indicado para ambientes em que os requisitos surgem e mudam rapidamente. O Scrum também é considerado um método específico para o gerenciamento do processo de desenvolvimento de software.

O Scrum baseia-se ainda, em princípios como: equipes pequenas (+- 7 pessoas), requisitos que são pouco estáveis ou desconhecidos, e iterações curtas. Divide o desenvolvimento em intervalos de tempos de no máximo 30 dias, também chamadas de Sprints. Este método não requer ou fornece qualquer técnica ou método específico para a fase de desenvolvimento de software, apenas estabelece conjuntos de regras e práticas gerenciais que devem ser adotadas para o sucesso de um projeto. As práticas gerenciais do Scrum são: Product Backlog, Daily Scrum, Sprint, Sprint Planning Meeting, Sprint Backlog e Sprint Review Meeting.

Numa próxima oportunidade, falarei um pouco a fundo das práticas do Scrum. Por enquanto, quem tiver interesse no assunto, vai começar um curso de Scrum na Caelum e também tem a lista do Scrum-Brasil.

Uma resposta para “SCRUM”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.