Refresh

Estava achando o blog bem lento ultimamente, então comecei a procurar os motivos causadores da lentidão, e não foi muito díficil encontrá-los. Primeiro vi – na verdade já estava notando isso há algum tempo – que o script de estatísticas e customização de feed do FeedBurner é bem lerdo pra carregar, apesar de ter conseguido comprovar removendo o script precisei mante-lo nas páginas, pois me é bem útil (talvez eu retire-o mais pra frente, vou tentar usar somente o google analytics). Outra coisa bem chatinha e que está desativada agora é o plugin do SnapShots nos links, baita treco lento à bessa pra carregar, sem contar é muito chato ficar com aquelas janelinhas pulando de tudo que é link.

Daí aproveitei o embalo e comecei a olhar outras coisinhas que já estavam me atucanando há algum tempo no blog. Optei por trocar o plugin Share This!, que colocava um link em cada post e abria um pequeno div mostrando alguns agregadores de conteúdo pelo plugin Sociable, que deixa a lista de agregadores apenas na página do post e não no index. Bom, já é algo a menos no index, mais rápido pra carregar.

Como estava usando uma versão não atual do WordPress, resolvi atualiza-lo também, agora com suporte a tags e um ganho razoável de performance frente a versão que estava sendo usada antes. Também aproveitei para instalar e configurar (com cache, aliás tudo precisa ser mais rápido) o plugin Similar Posts, que irá ajudar a poluir um pouco o final da leitura de cada post, indicando leituras relacionadas já postadas aqui no blog. E só pra não esquecer, também adicionei um plugin para embutir apresentações do Slideshare.

E pra completar, aproveitei para procurar um tema mais bonito, mais leve, mais útil e menos carregado pro blog na intenção de torná-lo ainda mais rápido, depois da alteração nos plugins e remoção de alguns scripts desnecessários e/ou chatos. Como estou mantendo este blog apenas em português, traduzi todo o tema para o português do Brasil, qualquer dia vou arrumar um tempo e criar um blog em inglês, paralelo a este. Creio ter conseguido então um ganho significativo de performance e melhoria de interface e organização no blog, espero que todos (uns 2 ou 3) que acompanham o conteúdo aqui publicado tenham gostado, e só lembrando que críticas e sugestões são *sempre muito bem vindas*.

Se por acaso ficar meio feio e tosco aperte CTRL+F5 pois o CSS antigo ainda pode estar no cache, se não mudar nada é porque realmente você achou o novo tema muito feioso. Qualquer problema que eventualmente alguém encontre, me avise por favor.

3 respostas para “Refresh”

  1. Fala Jeveaux,

    Aqui é o Ivan, trabalhei com você na Inflor! Cara… acesso sempre o seu blog! Tem muita coisa útil.. e vc acaba sempre explicando algo que estou usando no momento!

    Está de parabéns!

    Um Abraço, Ivan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.