Vamos começar essa segunda parte aprendendo a usar o PyDev, plugin do Eclipse para programar em Python. Existem várias outras alternativas de ambiente de desenvolvimento, para quem não gosta do Eclipse ou não quer usa-lo com Python, pode escolher entre algumas das alternativas que conheço: IDE Eric, Anjuta, BOA Constructor, DrPython e quem gosta de IntelliJ IDEA pode usar o Pythonid como plugin.
Depois de um HelloWorld, uma das coisas mais difíceis é conseguir pensar em algo interessante para continuar os estudos e como ter um ambiente organizado e produtivo. Então veremos o PyDev e depois alguns outros exemplos mais interessantes.
Instalando PyDev
- Acesse: http://pydev.sourceforge.net/
- Instale pelo update do Eclipse: http://pydev.sourceforge.net/updates/
- Ou baixe o zip e faça a instalação manual: http://www.sourceforge.net/projects/pydev/
- Pronto! Simples e rápido.
PyDev Features
- Suporte a Python 2.4, 2.5 e Jython;
- Code completation e highlighting;
- Wizards de projetos, módulos, etc;
- Organize Imports e Autoformat Code;
- Refactoring;
- Code Assistant (CTRL+1);
- Code Folding;
- Eclipse Tasks integration;
- Debugger completinho;
- PyDev Perspective;
- E muitas outras;
PyDev Features Screenshots
Configuração básica
A configuração do plugin é simplória, só é preciso indicar a localização do interpretador do Python (python.exe, no caso do windows). No Eclipse, selecione o menu Window > Preferences e selecione a opção PyDev na árvore de configurações disponíveis, conforme seguem as screenshots.
Configurando interpretador para Python.
Aproveitando o gancho, vamos configurar o Jython também, apesar de não ser o foco desta série de post, mas como o PyDev também oferece um suporte muito bom ao Jython, segue a configuração, assim como o para o Python só é preciso selecionar a localização do interpretador (jython.jar).
Configurando interpredor para Jython.
Criando o projeto
Plugin instalado e configurado corretamente, vamos agora começar nosso projeto e melhorar um pouco os exemplos. Menu File > New > Project ou CTRL+N. Na categoria PyDev selecione a opção PyDev Project e clique em Next. Basicamente precisaremos preencher apenas o nome do projeto e selecionar a versão do interpretador do Python de acordo com o interpretador que indicamos durante a configuração do plugin, as demais configurações são as mesmas de um projeto Java no Eclipse, vai de cada um mudar ou não.
Com o projeto criado, agora precisamos apenas partir para os exemplos. Atalho CTRL+N ou clique com o botão direito do mouse no projeto criado e siga New > PyDev Module. No primeiro exemplo de verdade, será uma demonstração do uso de dos operadores for e if, com um exemplo simples de repetição e desvio de fluxo, faremos um pequeno loop de 0 até 10, escrevendo a cada iteração se o iterador é ímpar ou par.
[code]# Exemplo01: for e if for i in range(10): if (i%2==0) : print 'par' else : print 'impar' print 'Fim!' [/code]
Para criar e executar o exemplo, siga o passos descritos acima, ou pelas figurinhas abaixo :D :
Criando novo module e executando-o.
Explicando o exemplo 1 linha por linha:
- Linha 1: Comentário em linha (#);
- Linha 2: Começo da repetição, limitada até 10 pelo trecho range(10);
- Linha 3: Teste condicional que verifica se o iterador é par;
- Linha 4: Se for par, irá imprimir no console a string “par”;
- Linha 5: Desvio para o caso do teste ser falso;
- Linha 6: Imprime a string “impar” caso o teste seja falso;
- Linha 7: Imprime a string “Fim!” indicando o término da execução;
Nosso segundo exemplo, continuando com os desvios de fluxo e repetição, veremos uma pequena aplicação de uma repetição de condicionais aninhados (if, else if, else if, else) e também como pode ser feita a entrada de dados pelo usuário durante a execução. O exemplo mostra uma calculadora do índice de massa corporal (IMC) ou o mais conhecido peso ideal.
[code]#Exemplo02: Calculadora de IMC print 'Calculadora de IMC' peso = raw_input('Qual seu peso? ') altura = raw_input('Qual a sua altura? ') imc = float(peso) / (float(altura)**2) print 'IMC = %s' % imc if imc < 18.5 : print 'Abaixo do peso ideal' elif imc >= 18.5 and imc <= 24.9 : print 'Parabens, peso ideal' elif imc >= 25 and imc <= 29.9 : print 'Acima do peso' elif imc >= 30 : print 'Voce esta obeso!'[/code]
Explicando o exemplo 02 (apenas as linhas diferentes):
- Linha 3: Inicialização de uma variável (atributo) chamado peso. Utilização do comando raw_input que exibe a string passada como argumento e armazena a entrada do usuário na variável indicada (peso);
- Linha 4: idem a linha 3;
- Linha 5: Cáculo do IMC, que consiste em dividir o peso pela altura elevada ao quadrado. O operador ** eleva o atributo a esquerda ao atributo a direita, no caso do nosso exemplo altura elevado a 2. O comando float() é para converter a entrada que veio pelo raw_input como String em Float;
- Linha 6: O valor do IMC é exibido, com o auxílio do operador % que insere o valor na posição assinalada pelos caracteres %s dentro da mensagem. O código %s faz com que Python transforme o número em string.
- Linha 9, 11 e 13: O comando elif é uma junção de else+if que resultou no elif;
Bom, por enquanto é isso pessoal, o próximo post será sobre programação Orientada a Objetos com Python, com mais exemplos e menos screenshots, um abraço e qualquer dúvida e-mail-me.
como eu boto os graficos no pydev no eclipse..
obrigada…
como eu boto os graficos no pydev no eclipse..
obrigada…aguardo resposta